PCCV

ARQUIVOS SISALMS

quarta-feira, novembro 06, 2013

Coral da Assembleia transforma emoção em música e lança CD


terça-feira, 5 de novembro de 2013
Por: Paulo Fernandes Foto: Roberto Higa


Coral da Assembleia Legislativa lançou o CD no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
Emoção. Essa é a palavra que melhor representa o lançamento do CD “Vozes de Mato Grosso do Sul”, do Coral da Assembleia Legislativa. A cerimônia foi realizada nesta noite de terça-feira, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (antigo Palácio Popular da Cultura), no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Sob a coordenação de Marlene Figueira da Silva, diretora geral de Recursos Humanos, e a regência da maestrina Telma Cristina Serrou Pimentel, o CD lançado em comemoração aos 10 anos de história do Coral tem 13 músicas que vão do hino do Estado ao folclore japonês, passando por canções regionais e pelo melhor da MPB.
O repertório eclético conta com músicas como A Banda, de Chico Buarque de Holanda; Sonhos Guaranis, de Paulo Simões e Almir Sater; Chalana, de Mário Zan e Arlindo Pinto; e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Tem ainda Conquista do Paraíso (Vangelis), Pé de Cedro (Zacarias Morão e Almir Sater), Ciranda Pantaneira (Chico Lacerda, Moacir Lacerda, Vandir Barreto e Alaor Pereira), Las Mañanitas (Folclore Mexicano), O Canto do Pagé (Paula Barros), Cheiro de Relva (Dino Franco e José Fortunato), Amigos para Sempre (Wildes A. Bruscato) e Okina Kurino (Folclore Japonês).
Não foi um trabalho fácil. O coral nasceu da iniciativa de servidores e do apoio de deputados como o atual presidente, Jerson Domingos (PMDB), e Londres Machado (PR). “Esse coral é um orgulho de todos nós, servidores. O nosso coral incorporou o sentimento da música sul-mato-grossense. O coral é da população do Estado de Mato Grosso do Sul”, ressaltou Jerson. Ele destacou ainda a sensibilidade do presidente à época, Londres Machado, em saber reconhecer a importância do coral.
“Esse foi um dos projetos que tive a oportunidade de criar e dez anos depois fico muito honrado de participar deste momento. Valeu a pena sim. Não podemos deixar morrer essas iniciativas que nascem dos funcionários. O coral tem sido chamado para se apresentar em vários lugares”, declarou Londres.
Hoje o coral tem mais de 100 músicas no repertório e é formado por 45 coralistas (entre sopranos, contraltos, tenores e baixos), cinco músicos e uma maestrina. Mas tudo começou com cantatas de natal feitas durante a confraternização dos servidores da diretoria de Recursos Humanos, na casa de Marlene Figueira da Silva. “Ia ser um grupo. Não imaginávamos que iríamos chegar a essa dimensão. Temos convites para nos apresentar até em 2015”, contou a servidora.
Representando o governador André Puccinelli, o secretário de Estado de Cultura, Américo Calheiros, falou da excelência do trabalho de Marlene e da maestrina Telma Cristina. “A música é uma carícia à nossa alma. Para fazer uma boa música tem que ter técnica e esse coral tem todas as qualidades”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Topo ▲