PCCV

ARQUIVOS SISALMS

quinta-feira, maio 09, 2013

Perseverança de mãe leva filho a se tornar craque de futebol



sexta-feira, 3 de maio de 2013
Por: Nathália Barros   Foto: Roberto Higa 
A servidora Marilene sempre batalhou para que o filho Jean, hoje jogador da seleção brasileira, não largasse o futebol.
Escalado para a seleção brasileira, Jean, volante do Fluminense, vive o melhor momento da carreira profissional e na esfera pessoal não é diferente. Casado, com um filho de 4 anos e outra herdeira por vir, o atleta sul-mato-grossense é conhecido pelo temperamento calmo, tanto fora quanto dentro de campo. Abel Braga, técnico do tricolor das Laranjeiras, onde o volante joga atualmente, é um dos admiradores do atleta e sempre tece elogios ao craque.

Mas, dizem que por trás de todo grande homem existe uma grande mulher. No caso de Jean, a grande mulher é sua mãe Marilene Moreira, servidora na Assembleia Legislativa. Dedicada e batalhadora, ela lembra que quando Jean e Jéssica, a caçula da família, eram pequenos, se desdobrava para dar conta do emprego e da maternidade. No entanto, sempre destinou tempos valiosos aos pequenos. “Meu marido gostava muito de futebol, então íamos com frequência a jogos”, lembra.

E foi em um desses momentos, na partida em que um sobrinho, dois anos mais velho que Jean, jogava, que, aos 5 anos, o primogênito de Marilene decidiu que se dedicaria ao esporte. “Ele sempre gostou de bola. Lembro-me que quando ainda era bebê, ganhou muitos presentes, entre eles uma bola, daquelas de pelúcia. Resultado? Demorou a largar o brinquedo, o preferido dele. Mas, foi quando viu o primo em campo que teve certeza do esporte que queria praticar”.

E esse foi o início da história de sucesso de Jean e do 'desespero' da mãe. “Foi muito rápida a evolução, todos diziam que ele tinha nascido para o futebol. Com 7 anos ele já viajava pelo Estado representando um time da Capital, aos 15 foi para a capital paulista vestir a camisa do São Paulo. Daí para frente eu o via com menos frequência, meu coração ficava apertado, mas sabia que estava com boas pessoas, o que me confortava”, lembra a mãe coruja.

Mas o que Marilene não imaginava é que o caminho para o sucesso do filho guardava outras dificuldades. Não pela falta de talento do garoto, até porque isso ele sempre teve de sobra, mas pela saudade. “O período mais difícil foi na adolescência. Logo que ele começou a se profissionalizar, no tricolor paulista, teve a oportunidade de vir para Campo Grande. Reencontrou amigos e aproveitou para curtir, bebeu bastante, se envolveu com pessoas que não queriam o bem dele, só o exploravam. Além disso ele sempre foi muito família. Quando chegou a hora de voltar para São Paulo, quem disse que ele queria ir?”, recorda Marilene.

“Estávamos chegando em casa quando ele me pediu para prometer que não o mandaria mais para São Paulo. Neste momento senti meu coração quebrar em mil pedaços e, apesar do desejo de ter meu filho ao meu lado, engoli o egoísmo e disse: Esta é a única coisa que eu não posso te prometer. Sabia que o sucesso dele não estava aqui, mas lá”, desabafa.

Episódios semelhantes aconteceram e, sempre muito forte, Marilene batalhou pela permanência do filho no futebol. “Lembro do passado e olho o presente. É quando vejo que todo o sofrimento da distância não foi em vão. Sempre tive certeza do talento do meu filho e a convicção de que todos precisavam conhecer o brilho do Jean. Graças a Deus tive firmeza e consegui sobrepor meus desejos em favor de um bem maior, que é a felicidade dele”.

Hoje, a semente que plantou está mais para uma grande árvore regada de frutos. Jean vive o melhor momento da carreira, conseguiu adquirir muitos bens e até presenteou os pais com uma casa em Campo Grande. Apesar de a correria ter aumentado bastante com a dedicação do craque tanto ao Fluminense quanto à seleção brasileira, mãe e filho sempre dão um jeito de se ver. “No mês passado eu fui a Belo Horizonte acompanhar de pertinho o meu filho defendendo a seleção brasileira contra o Chile. Na mesma semana minha nora veio com meu netinho para cá. E assim a gente mata a saudade”.

* No mês em que é comemorado o Dia das Mães, o portal de notícias da Assembleia Legislativa presta homenagens a todas as mães do Estado por meio de histórias como a de Marilene, que mostram a força da palavra “Mãe”. As matérias serão postadas às sextas-feiras até o fim de maio.

Permitida a reprodução, desde que contenha a assinatura "Portal ALMS".
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato "Nome do fotógrafo/ALMS".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Topo ▲