PCCV

ARQUIVOS SISALMS

quarta-feira, outubro 26, 2011

Fórum sobre Saúde Bucal destaca os avanços no atendimentoFórum sobre Saúde Bucal destaca os avanços no atendimento

segunda-feira, 24 de outubro de 2011 
Por: Talitha Moya   Foto: Roberto Higa 
Gilberto Alfredo, coordenador Nacional da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, palestrou no 1º Fórum sobre Saúde Bucal.
Mato Grosso do Sul avançou na prevenção e controle de problemas relativos à saúde bucal. A melhoria foi constatada durante o 1º Fórum “A Política na valorização da Odontologia e na Prevenção da Saúde Bucal”, que aconteceu nesta segunda-feira (24/10) na Assembleia Legislativa. 

O encontro, proposto pela deputada estadual Dione Hashioka (PSDB), destacou os desafios e os avanços da odontologia no País e ressaltou a valorização dos profissionais da área como forma de homenageá-los em razão do Dia do Dentista, comemorado amanhã (25/10).

Segundo profissionais da área, grande parte dos avanços conquistados nos últimos anos é reflexo do Programa Brasil Sorridente, implantado em 2003, pelo Governo Federal. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, cerca de 445 equipes do programa atendem hoje mais de 2 milhões de pessoas no Estado, o que significa uma cobertura de 65% da população.

Entre as principais ações que levaram aos avanços, o coordenador Nacional da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Junior, destaca o processo de fluoretação das águas, a reorganização da Atenção Básica de Saúde e dos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas).

“Se fizermos as coisas bem feitas hoje, vamos ter grandes resultados amanhã e é isso que a odontologia vem mostrando”, afirmou Pucca. O Programa Brasil Sorridente, conforme o coordenador, passou a oferecer prevenção, tratamento especializado e reabilitação em todo o País. Desde então, aconteceram melhorias na rede de atendimento odontológica.

No levantamento, de 2003 para 2009, o número de equipes de saúde bucal saltou de 4.261 para 20.056, o que elevou a cobertura do serviço de 22 milhões para 70 milhões de pessoas. Atualmente, 87% dos municípios contam com a atuação das equipes de dentistas do programa.

Conforme Pucca, o grande desafio da odontologia é reconhecer a profissão como instrumento de necessidade essencial. “É importante que a sociedade brasileira veja a odontologia como prioridade para construirmos a saúde bucal como direito fundamental para a cidadania e esse debate é importante para fazer disso uma realidade”, ressaltou.

Para o coordenador da Saúde Bucal de Mato Grosso do Sul, Marcelo Nakaya Kanomata, a população do Estado recebe hoje todo tipo de tratamento odontológico gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), desde prevenção até a reabilitação de doenças da cavidade bucal. Nakaya informa que cerca de 60% da população conta com atendimento da Atenção Básica de Saúde, além de ter disponíveis a rede de CEOs, com 15 centros em funcionamento e outras quatro em fase de implantação. 

A cirurgiã dentista e deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) participou do fórum. Ela falou sobre a busca pela melhoria do atendimento odontológico na rede pública de saúde. “Um dos fatores que me levou a entrar na vida política foi o fato de encontrar precariedade no atendimento público em relação à saúde bucal”, observou a parlamentar. “Tivemos grandes avanços, mas ainda há a falta de valorização e reconhecimento dos profissionais da área”, apontou. “A política de defesa dos interesses dos dentistas reflete na evolução do atendimento”, emendou.

Proponente do evento, a deputada Dione Hashioka, que também é dentista, explicou um pouco sobre a importância do debate para mais conquistas. “É importante discutir a saúde bucal porque se um tempo atrás o Brasil tinha problemas das pessoas de não ter nenhum dente na boca, agora já é diferente, e estamos trabalhando para melhorar ainda mais”, afirmou. A parlamentar aproveitou para ressaltar a valorização dos cirurgiões dentistas e parabenizá-los pela data comemorativa da profissão. “Desejamos que cada vez mais eles tenham estrutura, respeito e sejam justamente reconhecidos pelo trabalho que fazem”, completou.

Permitida a reprodução, desde que contenha a assinatura "Portal ALMS".
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato "Nome do fotógrafo/ALMS".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Topo ▲