PCCV

ARQUIVOS SISALMS

quarta-feira, setembro 03, 2014

Servidores da ALMS participam de palestra sobre aposentadoria

quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Por: João Humberto   Foto: Giuliano Lopes 
Palestra aos servidores foi proferida por Marlene Figueira, diretora de recursos humanos da AL.

Vários servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul participaram na manhã desta quarta-feira (3/9) de uma palestra sobre aposentadoria, qualidade de vida e aspectos legais, ministrada pela diretora de recursos humanos da Casa, Marlene Figueira. O evento foi organizado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet em alusão à 16ª Semana Cultural, que neste ano será realizada entre os dias 20 e 24 de setembro.

Marlene disse que quando as pessoas pensam em aposentadoria, logo se assustam. De acordo com ela, não tem como fugir dessa fase da vida e para que nenhum percalço aconteça é necessário que haja um planejamento.

Ela ressaltou que a Assembleia Legislativa de MS é uma das poucas do País que contam com um estatuto próprio, tendo como prioridade os servidores. Conforme ela, a Casa de Leis pensa no futuro dos seus funcionários. 

“Quando se aplica a legislação, nem sempre ela agrada a todos. Mesmo assim, nossa Assembleia tem zelado pelo cumprimento das metas. Aqui ninguém é obrigado a se aposentar, mas as pessoas têm que entender que a aposentadoria é fruto de anos de trabalho e chega uma hora que isso é necessário”, ressaltou Marlene.

Durante a palestra foi exibido um vídeo de Mario Persona, professor e estrategista de comunicação, sobre o tema. Para ele, a primeira providência que deve ser tomada pelo aposentado é não se intimidar diante das novas tecnologias. Também é preciso administrar as diferentes atividades e não apenas reclamar do tempo.

“É importante que as pessoas se mantenham atualizadas pensando na aposentadoria para que tenham uma aposentadoria com qualidade econômica e de vida”, destaca Persona.

A servidora Neusa Rodrigues, que trabalha no Sisal/MS (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), seguiu exatamente o que determina Mario Persona. Ela fez duas faculdades, inclusive uma de informática. “A palestra foi muito boa e acredito que as pessoas realmente devem se preparar. Eu tenho feito isso para que mais tarde não sofra”.

Ainda durante a palestra, Marlene citou que na Assembleia Legislativa todos os servidores têm se aposentado com paridade. “Hoje há oitenta funcionários prontos para se aposentar até dezembro”, argumentou. Ela ainda reiterou que a Casa de Leis procura seguir o que ensina a meritocracia, ou seja, valorizar os servidores por seus méritos. 

Antes de concluir a palestra, Marlene reforçou que a Assembleia Legislativa de MS atende às exigências de todas as determinações previstas no PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) regulamentadas por atos da Mesa Diretora. 

Segundo Zulmira Hokama, que trabalha há 35 anos na Casa de Leis, a palestra foi motivadora, embora a servidora ainda informe que não pensa em se aposentar tão cedo. 

A professora mestra Clarice Maciel, diretora da Escola do Legislativo, e o presidente do Sisal/MS, Nailor Vargas, também participaram da palestra.

 "Portal ALMS". 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Topo ▲