PCCV

ARQUIVOS SISALMS

quinta-feira, novembro 24, 2011

Representantes do SINDALESC participam do Encontro da FENALE em Pernambuco

23/11/2011
Sessão solene realizada na noite de ontem, dia 22, em  Recife, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, abriu o XXVII Encontro da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos  Federal, Estadual e do Distrito Federal . O Sindicado dos Servidores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Sindalesc) esta representado pelo seu presidente, Rubenvaldo da Silva; pela vice-presidente, Isabel  Cristina Carneiro Schaefer (delegado);  pelo tesoureiro, Nelson Henrique Moreira (delegado) e pelo secretário de comunicação, Marcos Aurélio Gungel (delegado). Além deles, participam como observadores as servidoras da Alesc  Estela Maris Rossini e Maria Nagiba Demétrio Ribeiro.
Durante a solenidade, Josias Ramos, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Pernambuco (Sisalepe) destacou que “é preciso fortalecer o Poder Legislativo e a luta pela valorização e profissionalização dos servidores públicos, que passa, necessariamente, pela implementação do plano de cargos, carreiras e salários e pela realização do concurso público”.  
Gaspar Bissolotti  Neto, presidente da Fenale, ressaltou que esta é a segunda vez que o encontro acontece na capital dos pernambucanos e que este será um momento muito importante para a discussão de assuntos extremamente importantes para os servidores dos legislativos.
Participam do Encontro, que é organizado pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Sisalepe) e promovido pela Fenale, representantes de treze estados da federação que debaterão o tema “Desenvolvimento Brasileiro e as Perspectivas para o Legislativo Autônomo e Democrático”. O evento segue até a próxima sexta-feira, dia 26, com uma série de palestras e oficinas, além de mesa redonda.
DESENVOLVER E REDUZIR A DESIGUALDADE
A economista e professora Tânia Bacelar (UFPE) iniciou os trabalhos na manhã do segundo dia do XXVII Encontro da Fenale abordando o tema “O Cenário de Mudanças no Brasil e nas Regiões Norte e Nordeste e os desafios dos Servidores Públicos”.
Mostrando estatísticas e gráficos a economista acredita que o Brasil tem um grande desafio que é “retomar o desenvolvimento reduzindo a desigualdade e está indo nesse caminho, pois quanto mais cresce mais desconcentra a renda, fato que credita aos avanços com a redemocratização, principalmente porque o país aprendeu a fazer boas políticas sociais”.
Segundo a palestrante, a região Norte e Nordeste é abola da vez para se desenvolver e está atraindo muitos investimentos. “A região está pulsando na retomada do crescimento com políticas sociais e econômicas num novo modelo. A taxa de crescimento de investimento está sendo maior que a taxa de produção, o que mostra um olhar para o futuro”, destacou.
Bacelar ressaltou que na contramão está “o Brasil que resiste em mudar”. Por exemplo, na educação, no sistema tributário, na estrutura fundiária, nos serviços da dívida e no sistema de inovação. Para quebrar os paradigmas no contexto mundial, disse que o Brasil precisa de um novo conceito de desenvolvimento, novos paradigmas tecnológicos, novo padrão de consumo, novo padrão energético; nova geopolítica (mundo mais multi-polar) e quebra da onda liberal.
Finalizou a palestra dizendo que o desafio é consolidar as entidades representativas do país. “Isto é bom para o projeto democrático brasileiro: aperfeiçoar e fortalecer a organização dos servidores e atuar para consolidar os espaços de negociação já conquistados. É muito importante uma sociedade civil organizada e forte”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Topo ▲